quinta-feira, 11 de julho de 2013

Éclairs de chocolate



Ontem foi dia de mais uma experiência: os pequenos e deliciosos éclairs. Nunca tinha experimentado fazer massa choux, mas fiquei fã! Fica leve e húmida e não é díficil de fazer. Em vez do típico creme de pasteleiro, optei por rechear com chantilly (cá em casa somos viciados em chantilly) e para cobertura usei chocolate negro, mas podem usar qualquer tipo de chocolate.
Deliciem-se com estas pequenas tentações!




24 mini éclairs

Massa Choux
250ml de leite
100g manteiga
150g farinha
3 ovos

Cobertura
80g chocolate negro
50g manteiga

Recheio
200ml natas
100g açúcar em pó
Raspa ½ limão

Comece por preparar o recheio. Bata ligeiramente as natas. Junte o açúcar e a raspa de limão e continue a bater até estarem bem firmes. Reserve no frigorífico.
Numa panela, coloque o leite e as 100g de manteiga. Quando o leite ferver, junte de uma vez só a farinha e mexa bem até formar uma bola que se descola facilmente da panela. Retire a massa da panela e bata com a batedeira. Junte os ovos, um a um, batendo sempre em cada adição.
Coloque a massa num saco de pasteleiro e, num tabuleiro forrado com papel vegetal, desenhe pequenos éclairs (do tamanho de um dedo). Leve ao forno a 20º durante 25 minutos.
Retire os éclairs do forno e deixe arrefecer. Entretanto, derreta o chocolate com a manteiga.
Quando os éclairs estiverem frios, coloque o chantilly num saco de pasteleiro, insira o bico do saco dentro do éclair e pressione o chantilly. Quando transbordar, significa que o interior do bolinho já está recheado.
Depois, com a ajuda de uma tenaz, mergulhe a parte superior do éclair no chocolate.
Deixe arrefecer até o chocolate solidificar.

Sem comentários:

Enviar um comentário