terça-feira, 24 de setembro de 2013

Omelete de Fiambre e Cogumelos - O pastelão da mãe


Esta é a receita que salva sempre qualquer um em alturas apertadas em que não há tempo ou nos esquecemos de preparar qualquer coisa para o jantar/almoço. Os ingredientes são versáteis, excepto os ovos. Já dizia o outro "não se fazem omeletes sem ovos". Mas o recheio pode ser feito com qualquer coisa que se tenha lá por casa.
Cá em casa só fazemos omeletes mesmo em último caso, mas a verdade é que é uma refeição saudável, bem nutritiva e uma excelente opção para fugir à rotina da carne e do peixe. 
Esta omelete é enrolada, mas confesso que ainda lhe estou a apanhar o jeito. A minha mãe sempre fez omeletes enroladas e ficam sempre tão perfeitas que eu desconfio que há algum segredo que me esteja a escapar. Para além disso, ela sempre chamou pastelões às omeletes. Não sei lá onde é que ela foi buscar este nome, mas eu adoro!
Por isso aqui fica um grande pastelão de fiambre e cogumelos e que, mais uma vez, é muito prático para levar na marmita para o trabalho.


15 min | Fácil

2 ovos
2 colheres de sopa de leite
Salsa picada
Sal
Pimenta
Fiambre
Queijo
Cogumelos

Numa tigela bata os ovos com o leite, a salsa e uma pitada de sal e pimenta. A mistura do leite com o ovo torna a massa da omelete mais fofa e leve. 
Aqueça bem uma frigideira anti-aderente. Se achar que a sua frigideira pega com facilidade, coloque um fio de azeite. Se não, não necessita de colocar gordura.
Verta os ovos sobre a frigideira e deixe cozinhar em lume brando. Ao fim de 3/4 minutos, vá descolando as bordas da omelete com uma espátula. 
Coloque o recheio no centro da omelete. 
Com a ajuda da espátula, vire uma das pontas da omelete para dentro e vá enrolando com cuidado. 
Depois de enrolada, deixe cozinhar por mais 5 min para derreter o queijo. 



Sem comentários:

Enviar um comentário