sábado, 26 de outubro de 2013

Biscoitos de Noz



Apesar de adorar cozinhar, há já algum tempo que tento ter cuidado com o que se come cá por casa. Podemos comer de tudo, com conta peso e medida, mas há pequenas opções, fáceis de tomar, que podem melhorar as nossas refeições. 
Cozinhar tudo aquilo que comemos e evitar as refeições pré-cozinhadas ou prontas tem sempre imensas vantagens. A principal, quanto a mim, é sabermos que ingredientes usamos, as quantidades de gordura que colocamos, a frescura dos alimentos que escolhemos...
Assim, todas as semanas, tento fazer uma receita de bolachas ou biscoitos, que ficam guardados na "Caixa das Bolachas" e que vão sendo devorados ao longo da semana. Isto evita a procura às bolachas e aos snacks de compra, cheios de gordura, açúcar, cremes e chocolate.
Podemos ainda fazer pequenos embrulhos com 4 ou 5 biscoitos, para levar para o trabalho.
Ao fim de semana, tire algum tempo para prepara-los e durante a semana delicie-se sem culpa (ou pelo menos, sem muita culpa). 
A sugestão desta semana são biscoitos de noz.




1 hora | Fácil

 2ovos
300g de farinha peneirada
1 colher de chá de fermento
90g de açúcar
70g de manteiga
80g miolo de noz ralado
Miolo de noz para enfeitar

Numa taça misture todos os ingredientes com as mãos. Se achar necessário junte mais farinha até que a massa se solte dos dedos e forme uma bola. Deixe repousar por 15 minutos.
Estenda a massa com o rolo até ter 1,5cm de espessura. Com um copo, corte os biscoitos. Pressione, na parte de cima do biscoito, um pedaço de miolo de noz. Convém ficar preso na massa, caso contrário, irá saltar com o calor do forno.
Leve ao forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal, durante aproximadamente 20 minutos.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário