sábado, 19 de outubro de 2013

Bolas de Berlim - recordações do Verão




Sempre adorei o Outono e o Inverno. As cores, os aromas, os frutos da época, o aconchego da casa, a lareira acessa com a manta no sofá, o conforto da roupa de lã. 
Ouço sempre toda a gente a pedir calor e Verão, mas eu sinto-me com muito mais energia em dias frios, do que em dias quentes e abafados. 
Mas há coisas do Verão que deixam saudades. 
Este ano, fui ao Algarve apenas durante três dias, para ir visitar uns amigos. Passei lá pouco tempo, mas há sempre espaço para comer umas bolinhas de berlim. 
Fiquei com a ideia da receita na cabeça. Aqueles bolas estaladiças, sem creme, cheias de açúcar que se agarra aos dedos, que discretamente vão à boca no final, para que não se desperdice nenhum grão de açúcar. 
O resultado da experiência não foi nada mau. Aliás, elas desapareceram num instantinho. Tão rápido que nem deu tempo de apregoar " Olha a bolinha de berlim quentinha!". 


2h | Moderado
8 bolas de berlim

14g de fermento de padeiro 
80ml de leite morno 
120g de farinha T65
25g de manteiga amolecida
25g de açúcar 
1 gema
1/2 clara de ovo
Pitada de sal fino 
1 colher de chá de raspa de limão
1/2 colher de chá de extracto de baunilha 
Óleo para fritar 
Açúcar para polvilhar

Numa caneca misture o leite morno com o açúcar e o fermento. Misture até obter uma espuma e deixe repousar, dando tempo ao fermento para ficar activo. 
Numa tigela misture a farinha com os restantes ingredientes, incluindo o leite com o fermento. Bata na batedeira com os ganchos de amassar, durante 10 minutos. Forme uma bola e coloque-a num tabuleiro forrado com papel vegetal. Cubra-a com um pano húmido e deixe levedar durante 30 minutos. 
Volte a amassar a massa, desta vez com as mãos. Coloque-a novamente no tabuleiro, cubra-a com o pano e deixe levedar mais 30 minutos. 
Estenda a massa com uma altura de 2 cm e corte círculos com cerca de 6 cm de diâmetro. 
Aqueça o óleo na fritadeira e frite duas a três bolas de cada vez. Vire a bola dos dois lados, para que fique dourada uniformemente. 
Passe a bola pelo açúcar e delicie-se! 

Sem comentários:

Enviar um comentário