sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Tarte de Limão Merengada




O que colocar na mesa de sobremesas para o Natal? 
Esta é uma dúvida que me inquieta todos os anos. Aliás, mal entra o Novembro e se começa a sentir o Natal a chegar, já eu ando em pulgas a pesquisar novas sobremesas. 
Gosto de manter as tradições e, por isso, há receitas que não podem faltar. O pão-de-ló, o bolo rei, a aletria, as rabanadas... fazem sempre todos parte da ementa. Mas também gosto de apresentar coisas diferentes, outras receitas, outros sabores, menos típicos, mas que sabem bem para cortar com os fritos e a canela. Uma espécie de pausa doce dos doces tradicionais. 
Tento sempre escolher sobremesas e bolos mais leves, com sabores frescos, que calham bem numa altura de exageros. 
Hoje sugiro uma tarte de limão merengada. Tão fresca e leve que se desfaz na boca. Depois de a comer ainda nos deixa espaço na barriga para provar as outras iguarias. 




1 hora | Moderado
4 tartes individuais
(esta receita pode ser feita numa tarteira normal)

Massa
200g farinha
80g manteiga
50g açúcar em pó
1 ovo
Pitada de sal fino

Recheio
4 gemas
Sumo e raspa de 1 limão
4 colheres de sopa de açúcar 
1 colher de sopa de manteiga 

Merengue
4 claras
1 colher de sopa de açúcar em pó

Junte os ingredientes para a massa numa tigela. Misture bem até formar uma bola que se descole das mãos. Forre com película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos. 
Unte 4 tarteiras individuais com manteiga e polvilhe com farinha. Retire a massa do frigorífico e estenda-a deixando-a bem fina. Forre as tarteiras com a massa. Coloque papel sobre a massa e preencha com arroz ou feijão cru. Leve ao forno durante 20 minutos a 200º. 
Entretanto bata as claras em castelo. Junte o açúcar em pó e continue a bater. Quando estiverem bem firmes coloque no frigorífico. 
Numa panela, leve ao lume o sumo e a raspa do limão misturados com o açúcar. Deixe ferver e retire do lume. Acrescente, em fio, as gemas dos ovos ligeiramente batidas. Misture bem e leve novamente ao lume até engrossar. Retire do lume e acrescente a manteiga. Mexa até obter um creme liso e brilhante.
Entretanto, tire a massa das tartes do forno. Retire o papel vegetal e o feijão (ou arroz) e preencha as tartes com o recheio de limão. Encha 2/3 de cada tarte. Preencha o restante espaço com o merengue. 
Leve novamente ao forno durante 10 minutos até que o merengue fique dourado. 
Retire do forno e deixe arrefecer. 
Coloque no frigorífico e sirva bem fresco. 

Sem comentários:

Enviar um comentário