sexta-feira, 7 de março de 2014

Bolo Rosa de Framboesas e um Aniversário Especial





Para ti mãe.
Neste teu dia só podia haver um bolo especial, com cores vibrantes e sabores deliciosos. 
Tu mereces isso e muito mais. Obrigada por tudo.

Creme de baunilha

200g de queijo creme (tipo philadélphia)
200g queijo mascarpone
200ml de natas
50g de açúcar
1 colher de chá de extracto de baunilha
Corante vermelho

Bata as natas até ficarem firmes. Acrescente o mascarpone e o queijo creme, batendo sempre. Adicione a baunilha e o açúcar. Bata durante 5 minutos ou até ficar firme. Divida o creme em três porções, deixando uma maior do que as outras duas. Acrescente uma colher de café de corante vermelho a uma das porções mais pequenas e mexa bem. Acrescente duas colheres de café de corante à outra porção pequena e mexa. Reserve. 


Massa de bolo
5 ovos
200g açúcar
½ chávena de óleo
175g farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
¾ chávena de água a ferver
Raspa de um limão
Framboesas q.b.

Numa taça bata as gemas com o açúcar até dobrar o tamanho do creme. Junte o óleo e misture bem. Em seguida, junte a farinha peneirada com o fermento. Misture a água fervida e as raspas de limão à massa. 
Bata as claras em castelo e envolva-as na massa. 
Divida a massa em 3 porções. Acrescente corante vermelho a duas porções da massa, deixando uma mais clara do que a outra.
Forre uma forma redonda, sem buraco, com papel vegetal e leve uma porção de massa ao forno, durante 20 minutos, a 180º. Quando estiver cozida, retire da forma e deixe arrefecer por completo. Repita o processo com as restantes porções de massa.
Ponha os bolos uns em cima dos outros, colocando duas colheres de sopa de creme de baunilha branco entre eles. Barre o bolo com o creme de baunilha branco. Por cima, coloque as framboesas frescas e enfeite o restante bolo usando o bico de estrela do saco de pasteleiro.
Sirva fresco. 







Sem comentários:

Enviar um comentário